2023: Sustentabilidade, embalagens e frascos

Para 2023 as embalagens e os frascos estão diretamente ligados a sustentabilidade, visto que os consumidores deixam de procurar apenas produtos de estética bonita e passam a procurar também pela praticidade, funcionalidade, durabilidade e, além disso, por produtos reutilizáveis.

Foi adquirido o termo “luxo empático” para denominar essa nova procura dos consumidores por produtos que possuam não apenas uma mensagem sustentável, mas que realmente seja. Afinal, para que um produto seja realmente sustentável ele precisa não somente apresentar bons benefícios no resultado, mas também se apresentar sustentável em seus impactos durante a sua produção e caracterizar processos pós-utilização que faça com o que os produtos ou embalagens se mantenham sendo reciclados ou reutilizados, levando o menor impacto negativo possível para o mundo e a humanidade.

Com isso, podemos observar o quão se torna importante o interesse do consumidor na procura de embalagens, frascos e produtos realmente sustentáveis, pois “força” as empresas a se readequarem e se reinventarem para continuarem em alta, inovando no mercado para trazer impactos positivos não apenas aos seus consumidores, mas também ao mundo.

Um exemplo de inovação sustentável são os produtos denominados como Skinimalism, são produtos que unem mais de uma função em uma mesma embalagem, no intuito de simplificar e otimizar o tempo das rotinas de cuidados, os mesmos reduzem a necessidade de uso de diversos produtos e levam praticidade as pessoas, produtos como esse que não pensam somente nos lucros, mas também trazem essa transparência podem liderar o mercado, pois ajudam na iniciativa de curar o planeta.

Para as embalagens são visibilizadas principalmente as que unem inovação e sustentabilidade, um exemplo disso é a embalagem monocamada, ela traz um benefício tão bom quanto as embalagens tradicionais porem utilizando menos materiais e focando em se construir com apenas uma camada sendo muito mais sustentável, falando sobre em embalagens em evidência podemos também falar de refis, visto que o uso de refis evita o descarte de muitos resíduos, alguns refis já são até feitos de embalagens de alumínio totalmente reciclável diminuindo ainda menos o nível de descarte de resíduos de plásticos, um exemplo são os refis da O.U.I do grupo O Boticário que adotou essa prática para tornar seus produtos menos prejudiciais ao mundo.

Seguindo no foco que 2023 será um ano focado na sustentabilidade, o design digitalizado irá abrir novas portas para as marcas, pois trará flexibilidade, inovação e customização para novas artes que se destaquem. Outro design para frascos que entra em evidência neste ano é o regenerativo, ele aborda a parte das marcas que empregam práticas para reparar seus danos ecológicos, táticas de logística reversa que as faça restaurar seus valores econômicos e ecológicos.

Saindo dos termos sustentáveis, podemos visibilizar que o mercado está sim aberto para novos designs, contanto que os mesmos apresentem inovação e esbanjem de criatividade, formatos que aceitem refis, serão com toda certeza muito bem recepcionados.

 

Pesando em tudo que foi informado, podemos concluir que a sustentabilidade vem se tornando a cada dia um pilar mais forte para sociedade e consumidores, mas e você já notou a importância de tudo isso?

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