Covid-19 impactará as tendências de cores para cosméticos em 2021 e 2022

Entre tons de sol, cores neutras e vermelhas ultra pigmentadas, a cor dos produtos de beleza deve transmitir a sensação de conforto e tranquilidade, e se reconectar com o consumo natural e consciente.

É difícil prever que impacto a crise da Covid-19 terá na indústria de cosméticos nos próximos anos. Mas a pandemia trará mudanças no comportamento do consumidor, o que já é consistente entre os participantes do mercado.

Para se adaptar a esse “novo mundo”, a indústria da beleza já prevê as tendências das cores dos cosméticos em 2021 e 2022. “Saber o próximo passo no desenvolvimento de produtos de beleza é um grande desafio, especialmente nesta situação incerta”, disse Bruna Ortega, especialista em beleza da WGSN, a maior empresa de moda do mundo. Para ela, no contexto da pandemia, é previsível que o consumidor seja mais cauteloso e busque formas de cuidar de sua saúde e bem-estar.

Essa é a previsão do instituto de pesquisas Peclers Paris para a tendência do ano que vem, chamada de “conforto”. Ele aponta para um retorno à origem e à essência, como integração com a natureza, ênfase no conhecimento e consumo que prioriza a qualidade ao invés da quantidade. Inspirada em ervas medicinais e raízes, como a cúrcuma, o gengibre e a cúrcuma, procura trazer ao consumidor uma sensação de equilíbrio e felicidade, com cores semelhantes ao sol, tons quentes e confortáveis.

A tendência de “encolhimento” que a Beautystreams previu para o outono e inverno de 2021-22 é muito semelhante. Referência mundial no setor de beleza, a empresa tem como cor principal o óleo de citronela, que é uma cor dourada mais rústica e natural que transmite os conceitos de simplicidade, multifuncional, limpeza física e mental no início de uma nova vida . A cartela de cores também é composta por tons quentes e chamativos, guiados pela natureza. Para a primavera e o verão de 2022, a WGSN prevê cores com apelo multissensorial, inspiradas no paladar, tato, cheiro e, claro, efeitos visuais. “A cor terá um papel importante em trazer conforto e tranquilidade, o que é muito importante para os consumidores que se encontram em um estado instável em todas as áreas da vida”, disse Ortega. A primeira aposta da empresa são os tons neutros, que são discretos e relacionados com a natureza para criar uma sensação de felicidade.

Por exemplo, para os mercados de cuidados com a pele, corpo e banho, as propriedades calmantes dessa paleta neutra podem ser utilizadas em máscaras faciais e capilares ”, citou o especialista. De acordo com Ortega, ingredientes naturais como a argila rosa também serão populares nesta temporada e afetarão a cor e a textura da maquiagem e de outras maquiagens. “Nessa categoria, tons minerais como a argila rosa podem ser usados para iluminar os tons mais básicos, tornando-os mais foscos e uniformes”. A segunda tendência da WGSN é combinar a pureza dos tons neutros leitosos com os vermelhos fortes, principalmente nos lábios com tons ultra pigmentados. “Para o mercado de cosméticos, a textura e os tons de branco cremoso vão transmitir a ideia de pureza, além de evidenciar os benefícios do produto”, disse Ortega. Por outro lado, o vermelho refere-se ao prazer e ao hedonismo que os consumidores desejam.

Para ela, a cor também é importante, indicando que a empresa continuará respondendo ao desejo dos consumidores por um consumo mais consciente. “Cerca de 30% das cores virão de temporadas anteriores, justamente para representar um cenário de negócios mais cauteloso e estimular escolhas de cores sustentáveis a durar mais”, concluiu.

Fontes: https://www.brazilbeautynews.com/covid-19-impactara-as-tendencias-de-cores-para,3765#