Matriz Group: Tendências para 2022

Cores: A pandemia teve um grande impacto nas tendências de cores no ramo de cosméticos e perfumaria. O ano de 2022 chegou com a proposta de trazer cores que remetem saúde, bem-estar, energia e otimismo.

A WGSM, maior empresa de tendências do mundo, aposta em tons neutros, discretos e ligados a natureza. Porém, também recomenda a mistura de tons neutros leitosos com um vermelho ousado, por exemplo.

Paleta WGSM

A paleta Natureza Realçada traz tonalidades quentes capazes de energizar o corpo e a mente, compensada com cores mais frias e terapêuticas. As cores mais vibrantes podem ser usadas para transmitir alegria e prazer, principalmente no âmbito digital. Já as cores mais pálidas possuem efeito purificante e calmante. 

Paleta WGSM

A paleta Prazeres do Cotidiano é caracterizada por cores mais suaves e uniformes que possuem um apelo mais equilibrado e agradável. É uma seleção harmoniosa com tons terrosos quentes e tonalidades mais frias, intensas e sombreadas. 

Paleta WGSM

As cores básicas e metálicas transmitem a sensação de otimismo e esperança, além de passar uma ideia de glamour.

Explicação Para a Escolha das Cores

Essa grande variedade de cores e texturas para decorar frascos proporciona uma nova experiência sensorial para o consumidor, ao mesmo tempo que ressalta os benefícios e diferenciais de cada produto.

As paletas foram elaboradas e separadas de acordo com as sensações que as cores transmitem, sensações essas que foram definidas através da psicologia das cores.

Perfumaria

Em relação ao consumo, é notório que as fragrâncias com concentrações mais fortes como os Eau de Parfum estão em vantagem, por oferecerem resultados mais duradouros.

De acordo com o perfumista, Samuel Moraes, da Citratus Symrise, no quesito olfativo, os principais aromas são: spice (possuem nuance mais picante), terrosos e florais com um toque de rosas. No mercado de luxo, segue em alta as composições mais exóticas e extravagantes, contendo oud, âmbar e notas reinosas, sempre em conexão com o verde.

Ingredientes que prometem uma explosão são: ruibarbo, íris, gengíbre junípero e oud combinados com acordes herbais, florais, especiados, madeirados e raizados, sempre acompanhados de âmbar. 

Embalagens

A sustentabilidade é muito valorizada pela maioria dos consumidores, fazendo com que peças biodegradáveis destaquem-se cada vez mais.

Embalagens refil estão conquistando todo o mercado nacional, começando a ser introduzidas no mercado de luxo. Uma ótima opção para um refilagem segura e eficaz é a utilização da tampa Spout RT-Twist (substitui o funil e proporciona uma refilagem de forma precisa e limpa), criada pela francesa Techniplast e com liçença da Aptar.

Ao utilizar um refil que comporta 3 vezes mais conteúdo que o frasco original de um perfume, é possível economizar 32% no uso de papelão, 55% de vidro, 64% de plástico e 75% de metal, além de reduzir o peso das cargas transportadas, ajudando a diminuir a emissão de gases do efeito estufa.

Sustentabilidade

Como dito anteriormente, a sustentabilidade está se tornando prioridade na mente dos consumidores e muitas marcas já estão aderindo a esta vertente. Portanto, produtos sustentáveis não serão mais considerados “diferenciais” dentro de uma marca, pois se tornarão essenciais.

As empresas Henkel, L’Óreal, LVMH, Natura & Co e Unilever, já anunciaram a criação de um consórcio com o objetivo de desenvolver um sistema para medir o impacto ambiental dos produtos de beleza e das matérias primas utilizadas nas fórmulas e embalagens, a ideia é que tal ferramenta seja comum a todas as empresas da indústria de cosméticos. Todas as informações reunidas através do sistema, serão fornecidas aos consumidores de forma clara, transparente e comparável.

Pensar na sustentabilidade como algo futuro é totalmente errôneo, pois tal iniciativa já vem sendo estudada por diversas empresas com grande reconhecimento, inclusive a marca de luxo denominada Chanel juntamente com a start-up Sulapac criou tampas com material renovável, além de ter desenvolvido um frasco de vidro reciclado para a fragrância Chanel Nº5. Outro exemplo é a empresa Takasago que investe na “química verde”, a multinacional adotou o cultivo próprio de ingredientes e passou a utilizar matérias primas reaproveitadas de outras indústrias.

Sendo assim, é notável a importância que a sustentabilidade terá na indústria de perfumaria e cosméticos. 

Design dos Frascos

O minimalismo vem ganhando cada vez mais visibilidade e para as tendências de 2022 as marcas devem apostar em designs mais leves, futuristas e elegantes. Entretanto, algumas marcas de luxo ainda optam por estilos de frascos mais “diferentões”.

Frascos com cores definidas através da paleta mostrada anteriormente, serão destaque e com certeza irão estigar o público. 

Cosméticos

Seguindo o mesmo contexto das cores, os cosméticos também terão o cenário de tendências modificado pós pandemia, já que produtos referentes a saúde e ao auto cuidado serão mais procurados. Os consumidores irão investir ainda mais na chamada “Skin Care” e consequentemente, o segmento de maquiagem irá faturar com produtos mais leves.

Principais Feiras do Ramo

  • Beauty Fair (São Paulo);
  • Making Cosmetics (Itália);
  • Cosme Tech (Japão);
  • Bisou Nice (França);
  • Interpack (Alemanha);
  • Innova Pack Expo (São Paulo);
  • Propak (Tailândia);
  • PackEx (Índia).
  • FCE (Brasil)

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