A história por trás de 8 de março

Você sabe como surgiu a comemoração do dia 8 de março?

Todos sabem que comemoramos o dia mundial da mulher no dia 8 de março, mas poucos sabem quais os motivos que levaram a existência e reconhecimento do mesmo. Desde o século XX, muito antes de ser decretado pela ONU em 1975, países como Europa e Estados Unidos já comemoravam o dia da mulher, inicialmente no dia 19 de março.

Houve diversos eventos que influenciaram a criação da data, e um dos mais importantes foi o incêndio na fábrica de roupas Triangle Shirtwaist, foi uma tragédia que levou aos jornais as horríveis condições as quais as mulheres eram submetidas.

Há 110 anos, acontecia o trágico incêndio na fábrica feminina de Triangle Waist

Dentro dessa linha do tempo não podemos de deixar de citar Clara Zetkin, que foi professora, feminista, ativista e política, a mesma foi a responsável por levantar a discussão sobre a situação feminina para dentro do movimento sindical e socialista. Em 1891, criou a revista “A Igualdade”, escrita por mulheres e destinada a trabalhadoras.

Clara Zetkin: lutadora e pioneira socialista - Liberdade, Socialismo e Revolução

Outra mulher que impactou o movimento foi Alexandra Kollontai, política e ativista, ela propôs a criação de uma jornada de manifestações pelo direito de voto para mulheres e para melhores condições trabalhistas.

As mulheres no centro da revolução

Diante desses acontecimentos que então o dia da mulher foi inicialmente datado no dia 19 de março de 1911, trazendo representatividade para a resistência, luta por direitos e união das mulheres por seus direitos.

Mas então por que comemoramos no dia 8 de março?

No dia em 23 de fevereiro de 1917, um grupo de operárias russas saiu em protesto nas ruas de São Petersburgo contra a fome e a Primeira Guerra Mundial, em um movimento conhecido como “Pão e paz”. Esse movimento deu início a revolução russa.

Revolução Russa: assim tudo começou - Outras Palavras

Após o movimento então foi estipulada a data, de forna que de 23 de fevereiro a 8 de março contam-se 13 dias, os quais são os dias de diferença entre os calendários juliano (usado pela Rússia na época) e gregoriano (usado pela maior parte dos países hoje).

Mesmo com o marco, foi apenas 58 depois, em 1975, que a ONU decretou oficialmente o Dia Internacional da Mulher, celebrando as conquistas políticas e sociais do gênero.

O dia 8 de março então foi instituído como uma homenagem às mulheres heroicas e trabalhadoras, mulheres fortes. Esse dia homenageia a luta das mulheres por seus direitos e as conquistas obtidas.

Outra curiosidade são as cores que representam esse dia, as cores roxo, verde e branco são as cores que representam o Dia Internacional das Mulheres, conforme o site oficial.

“Roxo significa justiça e dignidade. Verde simboliza esperança. Branco representa pureza, embora seja um conceito controverso. As cores se originaram da União Social e Política das Mulheres (WSPU, na sigla em inglês) no Reino Unido em 1908”, afirmam.

Assim então o dia da mulher é o dia que simbolizada as conquistas obtidas através da luta de diversas mulheres fortes e progressistas.