Conheça as principais matérias-primas de cada continente

Sabemos que ao redor do mundo existem fragrâncias que fazem sucesso, mas você sabe a origem delas? Algumas essências passam por longos caminhos para chegar até sua casa e possuem uma origem que você nem imagina! Conheça de onde vem as matérias-primas das principais essências usadas no mundo:

África:

A África é o terceiro continente com maior extensão territorial, estendendo-se por mais de 30 milhões de km2, ocupando, aproximadamente, 20% da área continental da terra e são grandes exportadores de matéria-prima para grande parte do mundo, dentre elas são:

Baunilha de Borboun (Madagascar)

Importada de Madagascar, uma ilha africana do Oceano Índico, a baunilha Bourbon é da espécie vanilla planifolia, polinizadas de forma manual. Após a colheita, elas são escaldadas em água quente e secas ao sol em um processo que dura alguns meses.

O produto é 100% natural e é embalado de forma especial para preservar o aroma e sabor originais da especiaria que pode ser usada no preparo de cremes, bolos, tortas, sobremesas e até mesmo em peixes e aves.

A baunilha é o fruto de uma orquídea, mas apenas duas espécies fornecem favas comestíveis, por isso é tão rara. A planta foi levada à África pelos europeus, que a descobriram no México, e, atualmente, o continente é o maior produtor da especiaria do mundo.

Está presente em perfumes como: Alien Mirage (Thierry Mugler), Boss Alive (Hugo Boss), Cinema (Yves Saint Laurent), Midnight Poison (Dior) etc.

Canela (Madagascar)

A canela, conhecida cientificamente como Cinnamomum, é uma especiaria aromática rica em flavonoides, como eugenol, hesperidina e linaool, que têm propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes, ajudando na prevenção de doenças cardiovasculares, câncer e diabetes.

Além disso está presente em perfumes como: 1 Million (Paco Rabanne), Glamour (Oboticário), Euphoria Liquid Gold (Calvin Klein) etc.

Cedro (Marrocos)

Os cedros são árvores altas, com galhos extensos. Podem chegar a mais de 30 metros de altura. Suas folhas lembram agulhas e crescem em grupos ao longo dos galhos. Os cedros produzem grandes cones que contêm suas sementes.

Muitas outras árvores de madeira aromática e avermelhada também são chamadas de cedros, mas são, na maioria, ciprestes ou zimbros. Sua madeira é usada para fabricar cômodas, armários e lápis. O óleo extraído do zimbro (ou junípero) é usado na fabricação de perfumes conhecidos como: Light Blue (Dolce & Gabbana), Shine (Azzaro), Obsession for Men Summer (Calvin Klein), Beyond (Victoria’s Secret), etc.

Flor de laranjeira (Marrocos e Tunísia)

Você já ouviu falar dos poderes do chá de flor de laranjeira? Essa flor encontrada nos pés de laranjeiras pouco antes do surgimento dos frutos, tem uma série de poderes curativos e calmantes.

Além dos poderes calmantes e curativos, a flor de laranjeira tem outras contribuições para a nossa vida. Ela é essencial para a realização do trabalho de polinização das abelhas, que é superimportante para a manutenção do meio ambiente. Além disso, ela é bastante usada na indústria cosmética, devido aos benefícios que traz ao nosso organismo. Usada também na fabricação de perfumes como: Fleur d’Oranger (Orange Blossom) Sephora, Fleur d’Oranger (Orange Blossom) Sephora, Stellar Times Louis Vuitton etc.

Flor de laranjeira

Jasmim (Egito)

O Jasmim é uma flor delicada, que pertence à família Oleaceae, possuindo cerca de 200 espécies, com folhas simples ou dobradas, muito apreciada pelo aroma adocicado que suas flores exalam, utilizada como aromaterapia para tratar o estresse, a ansiedade e a depressão, devido ao seu efeito calmante. Esse aroma está presente em diversos perfumes como: Alien (Thierry Mugler), J’adore (Dior),  Jasmin Noir (Bvlgari) etc.

Gerânio (Egito)

Os gerânios são plantas que dão flores nativas da África do Sul. São perenes, ou seja, não possuem ciclo de vida curto, permanecendo vivas por vários anos em cultivo e florescendo em praticamente todo o ano, exceto em regiões muito frias — onde florescem basicamente na primavera e no verão. Essa planta é muito utilizada na criação de essências, que estão presentes no perfume: Sauvage (Dior), Floratta in Blue (O Boticário), Thaty (O Boticário), Mustang (Jequiti) etc.

Manjericão (Egito)

O manjericão é uma erva aromática rica em óleos essenciais, como geraniol, eugenol e linalol, além de ter ótimas quantidades de taninos, saponinas e flavonoides, com propriedades antiespasmódica, digestiva, diurética, sedativa e antioxidante, que ajudam a prevenir e combater problemas de saúde, como gripes, pressão alta, infarto ou insônia. O aroma de manjericão está presente em perfumes muito conhecidos como: Polo Blue (Ralph Lauren), Elite Gentleman Untailored (Avon), Azzaro pour Homme (Azzaro) etc.

Mirra (Eritreia, Etiópia e Somália)

A mirra é uma planta medicinal da espécie Commiphora myrrha, também conhecida como mirra-arábica, que possui propriedades anti-sépticas, antimicrobianas, anti-inflamatórias, anestésica e adstringentes, podendo ser usada para dor de garganta, inflamação na gengiva, para infecções de pele, acne ou para rejuvenescimento da pele. A Mirra é muito utilizada na composição de perfumes como: Pulse (Axe), Dolce&Gabbana (Dolce&Gabbana), Azzaro pour Homme (Azzaro), Uomini (O Boticário) etc.

Olíbano (Etiópia e Somália)

O óleo essencial de olíbano, também chamado de óleo essencial de incenso, é extraído da resina de árvores do gênero Boswellia. Ele é utilizado para fins espirituais, aromaterápicos, medicinais e cosméticos. Está presente na composição dos perfumes: Malbec Black (O Boticário), Sable Nuit (Giorgio Armani), Encens Suprême (Versace), Azzaro Pour Elle (Azzaro), Coco Noir (Chanel) etc.

Pimenta-preta (Madagascar)

A pimenta-preta, também conhecida como pimenta-redonda e, no Brasil, como pimenta-do-reino, é uma das mais antigas e conhecidas especiarias. É o produto agrícola de maior influência em eventos históricos podendo ser traçado um paralelo com a importância do petróleo nos tempos modernos. Esta matéria prima pode ser encontrada em diversos produtos na área de perfumes e cremes como por exemplo no Essencial Oud Pimenta da Natura que é mais amadeirado e é um lançamento de 2021.

Pimenta-rosa (Madagascar)

A pimenta rosa é um fruto de uma árvore batizada de aroeira. Originária da América do Sul, ela integra a culinária de toda a região. A planta também se adaptou ao clima e conquistou o paladar e o olfato da Ásia por ser usada na composição de perfumes muito conhecidos como: 212 Sexy Carolina Herrera, Rose Musk Victoria’s Secret, Chance Eau de Parfum Chanel, Flor de Pimenta Tania Bulhões, etc.

Rosa damascena (Marrocos)

O óleo essencial da flor de rosa damascena é derivado das pétalas das rosas e, junto com outros óleos essenciais naturais, é usado para aromatização.

Ylang-ylang (Comores)

Cananga odorata é uma árvore da qual são recolhidas as suas flores amarelas, de onde se obtém o óleo essencial, e que são utilizadas para formular perfumes e cosméticos.

Este óleo tem propriedades anti-sépticas, hipotensoras, antiespasmódicas, antidepressivas, afrodisíacas e sedativas, que lhe conferem diversos benefícios. O Ylang ylang pode ser usado de diversas formas como numa massagem, num banho ou através de um difusor, por exemplo.

J’Adore Extrait de Parfum (Dior), Coco Mademoiselle (Chanel), Velvet Love (Dolce&Gabbana), Night Musk (Avon) etc.

América do norte:

A América do Norte está localizada no extremo norte das Américas e é composta por apenas três países: Estados Unidos, Canadá e México, além de territórios de domínios europeus, como a Groelândia (pertencente ao Reino da Dinamarca, com representação no parlamento) e Bermudas (dependência britânica). Apesar de pequena também é uma grande exportadora de matérias-primas ao redor do mundo, como:

Grapefruit (Flórida, EUA)

A toranja, em inglês chamada de grapefruit, é uma fruta cítrica típica da porção Norte do continente americano. Ainda pouco consumida no Brasil, ela é rica em propriedades excelentes, a exemplo de minerais como potássio, cálcio e fósforo, além de vitaminas, especialmente a C, e antioxidantes. Assim, ela chama atenção por seu tamanho – apesar de parecida com a laranja, ela é maior – e por sua bela cor, um tom de laranja levemente rosado.

América Central:

Na América Central são desenvolvidos diversos cultivos, porém o principal destaque é o milho. A produção agrícola é destinada à exportação, tendo em vista que a maioria das culturas são tropicais. No ramo de essências, suas principais matérias-primas são:

Cardamomo (Guatemala)

Com origem na Índia, o cardamomo tem sabor e aroma parecidos com o gengibre – na verdade, ele é da família do gengibre. … Geralmente, o cardamomo é utilizado em pratos doces, sobremesas ou bolos e pães. Porém, é uma excelente especiaria para fazer marinadas para carnes e temperar o arroz.

Vetiver (Haiti)

O óleo essencial de vetiver, também chamado de óleo essencial de khus, é extraído de uma planta gramínea nativa da Índia, que pode crescer até um metro ou mais de altura. A planta vetiver pertence à mesma família de outras gramíneas usadas para fabricar óleos essenciais, incluindo capim-limão e citronela.

América do sul:

Com uma extensão de cerca de 17,8 milhões de km², a América do Sul comporta 6% da população mundial dividida em 12 países e 7 territórios. São eles a Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Equador, Guiana, Paraguai, Peru, Suriname, Uruguai e Venezuela e, os territórios da Guiana Francesa, Ilha de Páscoa, Ilhas Galápagos, Ilhas Geórgia e Sandwich e Ilhas Malvinas. São grandes exportadores de matérias-primas para essências, algumas são muito famosas, dentre elas temos:

Fava-tonca (Brasil e Venezuela)

A fava tonka ou cumaru, nasce da flor de uma árvore tropical da família das leguminosas e que cresce em toda a região norte da América do Sul – incluindo os Estados brasileiros do Amazonas e do Pará.

Moídas e salpicadas sobre sobremesas, ou misturadas a caldas, suas sementes têm um sabor tão especial que ganharam o apelido de “o mais delicioso ingrediente de que você nunca ouviu falar”.

Laranja-amarga (Brasil)

A laranja-amarga é uma planta medicinal, também conhecida como laranja-azeda, laranja-cavalo e laranja-da-china, muito utilizada como um suplemento dietético no tratamento de indivíduos obesos., já que possui ação inibidora do apetite.

Outras propriedades da laranja-amarga são anti-inflamatória, antisséptica, relaxante, digestiva e diurética, podendo ser indicada para auxiliar o tratamento de outras condições, como dispepsia, insônia, estresse, dor de cabeça e prisão de ventre, por exemplo.

O seu nome científico é Citrus aurantium L. e pode ser consumida em forma de compotas, geleias e doces em geral, além de ser encontrada

Limão (Brasil)

O limão é uma fruta cítrica que, além de muita vitamina C, é um excelente antioxidante e rico em fibras solúveis que ajudam a diminuir o apetite e regular o intestino, sendo muito utilizado para temperar peixes, mariscos e frango.

Semente de ambrette (Equador e Peru)

Semente de ambrette é muito utilizada em aromaterapia, pois possui propriedades: Digestivo, diurético, expectorante, hipoglicemiantes, hipertensos, estomáquica, tônica e vermífugo. Relaxante, calmante, anti-depressivo. Ele também é conhecido como um excelente remédio para muitas doenças relacionadas ao estômago como indigestão, acidez, cólicas e outros distúrbios. Ele aliviar a fadiga mental, depressão, ansiedade ou tensão. Este óleo tem excelentes qualidades que induzem pensamentos positivos para a sua mente e eleva o seu humor.

Ásia:

A Ásia foi responsável por quase metade (49%) das exportações do Brasil no 1º semestre de 2021. Renderam US$ 67 bilhões. Com 50 países, a região abriga 60% da população mundial e é responsável por 36% do PIB (Produto Interno Bruto) mundial. O continente é o mais dinâmico economicamente e sua importância como destino de exportações cresce para todo o mundo, sendo responsável por exportar umas das principais e mais conhecidas matérias-primas para essências do mundo:

Benjoim (Laos)

O benjoim ou óleo de benjoim é nome dado à resina procedente da goma extraída da casca da árvore através de incisão, esta resina é depois misturada com álcool da própria madeira sendo usada como fixador de perfumes, até os dias de hoje.

O benjoim é empregado em vários produtos como incenso, tradicionalmente usado como defumador e o conhecido “Balsamo do monge”, uma tintura indicada para problemas respiratórios.  As sementes da árvore são usadas artesanalmente como contas de rosário.

Gálbano (Irã)

O gálbano é originário do Oriente Médio e do Oeste da Ásia cultivado na Turquia, Irã, Líbano e Afeganistão. Sua resina é usada dede os tempos antigos na aromatização de incensos e foi citada na bíblia como um dos ingredientes do incenso de Moisés

Gengibre (China e Índia)

O gengibre é uma raiz comestível que, quando adicionada na dieta, pode trazer vários benefícios para a saúde, desde ajudar a emagrecer até tratar má digestão, azia, enjoo, gastrite, resfriados, colesterol alto, pressão alta, tosse e problemas de circulação sanguínea, por exemplo.

Magnólia (China)

A Essência de Magnólia possui notas que despertam uma fragrância alegre e doce. Seu aroma remete paz e tranquilidade em momentos de concentração, combinando o uso tanto no trabalho quando no lar.

Osmanthus (China)

O Osmanthus também é conhecido como Flor do Imperador e Jasmim do Imperador. É uma flor chinesa conhecida como “a fragrância da felicidade” por seu perfume floral-frutado que ameniza o estresse e induz ao bom humor.

Patchuli (Indonésia)

O Patchouli, também conhecido por Patchuli, é uma erva medicinal da família da hortelã que pode ser usada para melhorar a aparência da pele, diminuir o desconforto abdominal e a náusea, aliviar dores ou reduzir o estresse e ansiedade.

Europa:

A Europa ocupa uma posição privilegiada no que diz respeito ao comércio mundial. Graças à abertura dos seus acordos comerciais, a Europa tornou-se o maior interveniente no panorama comercial mundial e continua a ser uma boa região para fazer negócios.

Todos os dias, a Europa exporta e importa diversas matérias-primas para criação de essências. Tornando-se o maior o maior mercado de exportação para mais de 80 países.

Alecrim (França e Espanha)

O alecrim melhora o sistema nervoso e traz benefícios como melhorar a memória, a concentração e o raciocínio, e ajudar a prevenir e tratar problemas como depressão e ansiedade.

Essa erva ajuda inclusive a reduzir a perda de memória que ocorre naturalmente em idosos, podendo ser usada também na forma de aromaterapia para este fim.

Bergamota (Calábria, Itália)

A bergamota, conhecida também como mexerica, mimosa, mandarina ou pelo nome científico de Citrus deliciosa Tenore, é uma fruta da família das tangerinas, sendo rica em vitamina C, vitamina A e antioxidantes que ajudam a prevenir alguns problemas de saúde, como gripes, câncer, anemia ou infarto.

Lavanda (França)

A lavanda, ou alfazema, é uma planta entouceirada que veio do Mediterrâneo, das áreas montanhosas, bem iluminadas e secas. Isso diz muito sobre seu cultivo. … A lavanda é muito utilizada como cosmético, planta ornamental, medicinal e até alimentícia, uso menos conhecido da espécie.

Limão Siciliano (Itália)

O limão siciliano tem um currículo de fazer inveja. Apenas uma unidade da fruta contém quase 90% da quantidade de vitamina C indicada para o consumo diário. Além disso, fornece outros nutrientes importantes como vitamina A, vitamina B1, vitamina B2 e vitamina B3, ferro, fósforo, magnésio e potássio.

Há também uma ótima quantidade de fibras solúveis, com destaque para a pectina – substância que ajuda a melhorar a saúde intestinal e retardar a digestão de açúcares e amidos. Graças a esses e outros atributos, consumir limão siciliano pode diminuir o risco de doenças cardíacas, câncer e pedras nos rins, além de melhorar a absorção de ferro.

Sálvia (França)

A salvia, também conhecida como salva, é uma planta medicinal com o nome científico Salvia officinalis, que tem a aparência de um arbusto, com folhas aveludadas de tom cinzento esverdeado e com flores azuis, cor-de-rosa ou brancas, que surgem no Verão.

Oceania:

A Austrália é o maior país da Oceania, tanto em território quanto em população (aproximadamente 70% da população do continente), além de possuir a economia mais bem desenvolvida do continente. Ela exporta uma das principais matérias-primas de essências para aromaterapia: o sândalo.

Sândalo (Austrália)

O sândalo é uma planta medicinal, da espécie Santalum album, rica em substâncias como alfa-santalol e beta-santalol com propriedades anti-inflamatórias, antioxidantes, diuréticas, antimicrobianas e antissépticas, sendo, por isso, popularmente muito utilizado como remédio caseiro para infecção urinária, tosse, etc.