Dia do Engenheiro Químico

Hoje (dia 20 de setembro) é comemorado o dia do Engenheiro Químico, esses profissionais são responsáveis por projetar e construir processos químicos de grande escala, realizam a extração de matérias-primas e a transformação física e química de materiais para desenvolver produtos em diversas indústrias.

Como por exemplo:

  • Alimentícia;
  • Farmacêutica;
  • Petroquímica;
  • Cosmética;
  • Produtos de limpeza;
  • Materiais de construção, etc.

Esse trabalho é essencial para o ramo de perfumaria e essências, no qual a Matriz Group é referência no mercado.

No Brasil, um perfumista (como são chamados os profissionais da área) precisa ter certificado de químico pela ANVISA para realizar essa criação em laboratório, para enfim, chegar até os consumidores.

Mas como funciona o processo de criação de uma essência?

Inicialmente o processo começa com um briefing, onde o perfumista irá identificar o que você quer atingir com aquele perfume ou essência, qual seria o público e qual seria a finalidade (se é um perfume esportivo, para o dia a dia, para a noite e etc.)

É um trabalho de pesquisa muito grande, pois uma essência pode conter até 140 substâncias, então para que a essência possa ser equilibrada adequadamente, o perfumista deve identificar aquele aroma que normalmente vem de uma floresta, um campo, uma fruta e transformar numa essência química.

O perfume consiste basicamente nos seguintes ingredientes: uma mistura de fragrâncias (óleos essenciais que compõem a fragrância básica de um perfume, lembre-se que nenhum perfume é composto de apenas uma fragrância), solvente (geralmente etanol, e etanol contém uma certa quantidade de fragrância e água) e Agente fixo. Para aumentar a solubilidade da fragrância no solvente, outros álcoois, como o propileno glicol, podem ser usados. A essência pode ser natural ou artificial. Naturalmente extraído de vegetais como flores, folhas, caules e raízes, ou de animais como o cervo almiscarado (Moschus morschiferus) e a civeta (Viverra civetta). Porém, a maioria das fragrâncias usadas atualmente em perfumes são sintetizadas em laboratórios.

A Matriz Group gostaria de agradecer a todos os Engenheiros Químicos que transformam diariamente ideias em soluções inovadoras e muito agradáveis.

Feliz dia do Engenheiro Químico!

Fontes: https://www.coc.com.br/blog/soualuno/carreira/guia-de-profissao-o-que-faz-um-engenheiro-quimico

https://educador.brasilescola.uol.com.br/estrategias-ensino/fabricacao-perfume-sala-aula.htm