5 Filmes para quem é apaixonado por perfumes!!!

5 Filmes para quem é apaixonado por perfumes

Para os apreciadores de perfumes, fragrâncias e essências, ou de tudo que engloba o Universo da Perfumaria, vão adorar esta matéria. Em breve você vai conhecer alguns filmes que podem lhe trazer algum tipo de conhecimento ou curiosidades do mundo da perfumaria.

(1) Perfume – A História de um Assassino:

Perfume: The Story of a Murderer – Wikipédia, a enciclopédia livre

Esse filme se trata de um aprendiz de perfumista chamado Baptiste Grenouille, que vivia na França no século 18, ele possui o dom incomum de diferenciar todos os odores à sua volta e cultiva uma obsessão de extrair e preservar o aroma mais sublime de todos: o da feminilidade.

Este talento permite que deixe para trás a pobreza para brilhar na indústria da perfumaria. Nesta obra incrível, Süskind promove um malabarismo de palavras que inquieta o leitor e, ao usar uma linguagem densa e impetuosa, combina tons envolventes, construindo uma metáfora da morte que celebra a vida.

Mais de 50 milhões de euros – Perfume: A História de um Assassino deve fazer a festa dos fãs do livro, apesar de não decepcionar o espectador casual. O filme tem aproximadamente 02:30 de duração, porém o desenrolar da história e enredo se torna interessante e te faz prender até o fim!

Alguns pontos durante o filme ficam meio que à deriva, não são muito bem explicados e o telespectador pode ficar meio perdito, mas a intenção da matéria é demonstrar todo o processo de criação de um perfume oriundo de naturezas e formas diferentes, porém nada a ponto de comprometer o resultado final. 

Veja o trailer a seguir:

(2) Perfume de mulher:

Perfume de Mulher - Filme 1992 - AdoroCinema

Apesar do nome “Perfume de Mulher”, a perfumaria não é o foco deste filme, que traz

O filme não retrata a perfumaria em cena, mas tem um detalhe importante: O protagonista é deficiente visual. No enredo principal o protagonista Frank Slade (Al Pacino) usa o seu olfato para impressionar as pessoas com a fácil assimilação dos odores ao perfume em que as mesmas utilizam. Deixando assim o seu sentindo do Olfato mais aflorado e atenuado e com certeza na frente dos demais. Ele traz informações de como são as pessoas ao sentir seus perfumes, determinando como elas se vestem, se movimentam e até a personalidade delas.

O projeto é, na verdade, uma adaptação de um drama italiano de mesmo nome, que foi lançado em 1974 — Profumo di Donna. Ele foi até indicado ao Oscar nas categorias “Melhor Filme Estrangeiro” e “Melhor Roteiro Adaptado”. Talvez por esse motivo, a produção de 1992 tenha claras referências à Itália — como a escolha de Al Pacino para o papel principal e o nome da mulher com quem ele dança tango: Donna. Em italiano, esse nome significa “mulher”.

Com os minutos se passando o lado olfativo do filme vai perdendo o protagonismo para dar entrada a um romance entre outras atividades do filme, mas mesmo assim, o filme merece atenção, afinal foi indicado e ganhador de alguns óscares.

Perfume de Mulher é um filme devidamente apaixonado por ele mesmo e apaixonante por ser assim. Uma obra repleta de episódios inesquecíveis e de uma performance assustadora de Al Pacino. Veja o trailer a seguir:

(3) Coco Chanel & Igor Stravinsky

Coco Chanel & Igor Stravinsky (English Edition) - eBooks em Inglês na  Amazon.com.br

Esse filme retrata os rumores de um caso entre uma das fashionistas mais famosas do mundo: Coco Chanel e Igor Stravinsky, o compositor que ousou e deu um novo sentido à música clássica.

Qual a ligação do filme com o universo da perfumaria? O filme relata o período de 1920 e advinha? Foi o ano do lançamento Chanel Nº 5. Um dos maiores clássicos de luxo da perfumaria mundial, que até hoje é apreciado e comentado em todas rodas de perfumistas!

Este é um daqueles filmes “difíceis” de se encontrar, mas caso encontre, não perca a chance de assistir, a trama é um pouco lenta, se desenvolve diferentemente dos filmes tradicionais de hoje, se pensarmos que este filme é de 2009.

Com alguns acertos e tropeços, o filme vale o ingresso por todo o seu visual e pela música de Stravinsky. Além de ser uma boa maneira de conhecer um pouco mais desses dois personagens tão importantes e marcantes da história contemporânea. Veja o trailer a seguir:

(4) Love Blossoms

Love Blossoms - 2017 | Filmow

A protagonista Violet (Shantel VanSanten), está prestes a assumir o negócio da família. Com isso, está desesperada para reformular um aroma, justamente a fórmula secreta do pai, uma formula de perfume que era a assinatura do próprio e claramente a marca definitiva de sua empresa.

Ela contrata um botânico sem muita experiência, mas com uma capacidade enorme de identificar aromas. Com tempo a relação profissional vira algo romântico e o resto do filme você assisti no vídeo abaixo:

(5) Aromas e Sensibilidade:

Aromas e Sensibilidade - Filme 2011 - AdoroCinema

Aromas e Sensibilidade é uma versão moderna do romance “Razão e Sensibilidade”, de Jane Austen. A palavra “aromas” é usada por causa da prática de Marianne usar flores para fazer loções que acalmam as dores.

Esse é uma comédia romântica, perfeito para fãs e amantes de perfumes e dramas. O filme conta a história de duas irmãs que tinham um estilo de vida luxuoso, mas infelizmente o pai é preso e o nome da família é manchado, forçando as irmãs a trilharem seus próprios caminhos.

Uma das irmãs decide criar uma loção perfumada que é capaz de deixar as pessoas loucas. Ela é capaz de recuperar a dignidade que ela e a família dela tinham e nesse desenrolar é mostrado todas as fases de criação de uma fragrância e de como isso pode mudar a vida das pessoas socialmente e financeiramente.

O filme não é muito longo e claramente não ficou tão famoso quanto ao Original, mas vale a pena ver e entender os aspectos voltados para o mundo da perfumaria.

https://www.youtube.com/watch?v=VEEGsKpAHlY

Gostaram das dicas e recomendações? Se quiser saber mais, deixe seu comentário!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *