Junho vermelho: A importância de ser um doador de sangue

Para reforçar a importância da doação de sangue e atrair novos doadores, no mês de junho celebramos a campanha Junho Vermelho. A escolha do mês tem a ver com a chegada do inverno, já que com a queda da temperatura, os estoques de hemocentros costumam ficar mais baixos.

Segundo dados do Ministério da Saúde, 16 a cada mil brasileiros são doadores de sangue. O número representa 1,6% da população, o que está dentro do recomendado pela OMS (Organização Mundial de Saúde) de, pelo menos, 1% da população doadora. Apesar disto, o número está longe de atender a atual demanda, ainda maior devido à pandemia de Covid-19.

Criada em junho de 2015 e estendida pelo Ministério da Saúde (MS) para todo o país, a campanha Junho Vermelho tem como objetivo incentivar o espírito de solidariedade quanto à doação de sangue, conscientizando a população de que é um ato de amor ao próximo, atitude que salva vidas.

Junho já é considerado o período de maior escassez nos estoques de sangue por registrar uma diminuição no número de doadores no Brasil e um dos motivos da campanha ser realizada nesse mês. Além da proximidade das férias escolares que levam muitas famílias a viajar, há um aumento da incidência de infecções respiratórias, propiciado pela queda das temperaturas, levando as pessoas a se recolherem, deixando-as menos propensas a sair de casa.

Como doar

Para doar sangue é preciso, entre outros requisitos, ter entre 16 e 69 anos, pesar mais de 50 quilos, não ter ingerido bebidas alcoólicas nas 12 horas anteriores à doação, não fumar nas duas horas antes do ato e não estar em jejum.

Confira aqui um mapa com locais para doação. No Estado de São Paulo, também é possível conferir o hemocentro mais próximo por meio do site da Fundação Pró-Sangue.

Estoques de sangue

A Fundação Pró-Sangue, ligada à Secretaria da Saúde do Governo do Estado de São Paulo, está entre os cinco maiores bancos de sangue da América Latina e divulga diariamente os dados sobre seus estoques.

Na sexta-feira (11/6), a Fundação estava operando com um volume total (todos os tipos de sangue) de apenas 50%. O sangue O- é o que tem uma reserva menor no momento com apenas 11%. Apenas os tipos A+, AB+ e AB- operam com 100%. Os estoques dos outros tipos de sangue são: O+ 30%, B- 40%, B+ 70% e A- 86%.

Fontes:

https://saude.es.gov.br/Not%C3%ADcia/junho-vermelho-mes-de-conscientizacao-para-a-doacao-de-sangue#:~:text=Junho%20Vermelho%3A%20m%C3%AAs%20de%20conscientiza%C3%A7%C3%A3o%20para%20a%20doa%C3%A7%C3%A3o%20de%20sangue,-Linkedin&text=O%20pr%C3%B3ximo%20dia%2014%20de,import%C3%A2ncia%20de%20ser%20um%20doador.

https://www.saude.mg.gov.br/hpv/story/12910-junho-vermelho-a-importancia-da-doacao-de-sangue-em-tempos-de-pandemia