Origem do perfume

Atualmente, o setor da perfumaria é muito amplo e possui uma grande variedade de marcas, das mais populares às mais luxuosas. Porém, isso tudo surgiu de uma mesma base, e a origem do perfume é mais antiga do que muitos imaginam.

Na época do Império Egípcio as fragrâncias eram apreciadas, e isso se estendeu para a Grécia Antiga e Roma, até alcançar os dias atuais. Foram muitas transformações que fizeram chegarmos onde estamos agora.

Surgimento do Perfume

A criação do perfume é muito interessante e ultrapassa as barreiras do tempo, ela esteve presente em rituais religiosos, em casas de banho da Roma Antiga, nas Cruzadas e fazia parte dos cuidados de Maria Antonieta. Atualmente o perfume está em todos os lugares, inclusive em nossa.

O perfume tem raízes em um passado que remota aos séculos antes de Cristo, os egípcios começaram a usar a perfumaria porque acreditavam que através do cheiro produzido pela fumaça, as suas orações chegariam mais rápido aos deuses. A palavra perfume vem do latim “per fumum”, que significa através da fumaça.  Durante os rituais, eles tinham o costume de queimar madeiras, especiarias e ervas, o que deu origem a uma espécie de incenso.

Cleópatra também apreciava muito a perfumaria. Ela utilizava esses cheiros para perfumar o ambiente quando estava à espera dos seus amantes. Assim, as fragrâncias também eram associadas à sedução.

Cleopátra - biografia, reinado e resumo - Toda Matéria

Foram os egípcios que iniciaram a prática de perfumar criando as primeiras aplicações da perfumaria. Porém, nessa sociedade seu uso era limitado à produção de fumaça, uma situação que mudou com os gregos.

Embora a origem do perfume esteja no Egito, são os gregos que aperfeiçoaram o perfume. Ao contrário dos egípcios que inventaram os perfumes, os gregos foram responsáveis ​​por diversificar o uso dos perfumes. Portanto, a liberação do aroma não é mais apenas o ato de queimar ingredientes.

Os gregos extraíam óleos essenciais e faziam pomadas, pastas e pomadas, o que facilitava o armazenamento e transporte dos perfumes. Por volta de 800 aC, eles exportaram flores e óleos vegetais, como rosas, lírios, salva, tomilho, manjerona e samambaia avenca.

Quanto mais se espalha o costume de usar perfume, mais perfumes e técnicas de produção são criados. O “boom” dos perfumes surgiu durante o Renascimento italiano e, desde então, a indústria dos perfumes continuou a se desenvolver. É considerada uma das indústrias de crescimento mais rápido no mundo hoje.

Hoje, você pode escolher o perfume de acordo com a sensação que deseja, de acordo com o tempo de fixação, essências refrescantes, doces e amadeiradas … No geral, há mudanças para se adequar aos mais diversos estilos e personalidades. Para os amantes do perfume, saber a origem do perfume só o tornará mais charmoso. É um cuidado com a autoestima e a felicidade, permitindo que você encontre o perfume ideal a cada momento!

Você gostou de conhecer essa história fascinante? Portanto, confira também outros artigos com algumas curiosidades sobre o consumo de perfumes no Brasil!

Fontes: https://blog.phebo.com.br/origem-do-perfume/#:~:text=Embora%20a%20origem%20do%20perfume,de%20perfumes%E2%80%9D%2C%20explica%20Helen.

https://www.perfumes.com.br/noticia/conheca-a-origem-do-perfume-e-suas-fragrancias