Dia do Livro: 5 Livros para quem é apaixonado por perfumes

Em 29 de outubro, comemora-se o Dia Nacional do Livro. A escolha da data deu-se em homenagem ao dia em que também foi fundada a Biblioteca Nacional do Brasil, localizada no Rio de Janeiro, pensando nisso, trouxemos 5 Livros para quem é apaixonado por perfumes e essências, ou de tudo que engloba o Universo da Perfumaria. Você vai conhecer alguns livros que podem lhe trazer algum tipo de conhecimento ou curiosidades do mundo da perfumaria.

Patrick Süskind – O Perfume

Aqui iremos acompanhar a história de Grenouille, um homem que tem o dom de um olfato apuradíssimo e é dono de uma obsessão doentia por odores, de qualquer tipo. É capaz de memorizar cada cheiro que sente e criar composições com estes em sua própria imaginação. Não à toa, quando vira aprendiz de um perfumista, faz seu mestre ser um dos perfumistas mais ricos e posto em pedestais pela comunidade, que só sabem falar de seus produtos maravilhosos. Grenouille não se importa com isso, tampouco quer fama, reconhecimento e dinheiro, ele apenas quer poder continuar tendo a oportunidade de aprofundar suas técnicas, para capturar o melhor cheiro que já sentira em sua vida: o de Laure.

Jean-Claude Ellena – Diário de um Perfumista

Em relatos íntimos e espontâneos, o perfumista da Hermés, Jean-Claude Ellena, registra o seu cotidiano invejável. Em seu escritório em Cabris, no sul da França, Ellena se inspira e arrebata o leitor com sua erudição e simplicidade, com suas histórias de como ingressou na carreira de perfumista, suas viagens, memórias familiares e outras tantas lembranças poéticas. E nos surpreende ao relatar como consegue resultados que fisgam as pessoas com seus perfumes atemporais, em uma sociedade que corre atrás do tempo e da renovação incessante da moda. Um relato delicado e interessante de uma profissão da qual pouco ou nada sabemos.

Chandler Burr – O Imperador do Olfato

O imperador olfativo conta a verdadeira história da criação de uma nova teoria científica que pode explicar o que ainda é considerado um mistério: como sentimos o aroma? Seu olfato apurado rapidamente o tornou um nome familiar entre um pequeno grupo de empresas de perfumes, com um mercado anual estimado de 20 bilhões de dólares americanos. Depois de anos de pesquisa e experimentos na University College London, Turin concluiu que as moléculas de odor no nariz são reconhecidas pelas vibrações geradas pelas ligações entre os átomos – não por suas formas, assim como os maiores laboratórios pensam. Ao desvendar o motivo pelo qual a teoria foi tão criticada, o autor passou quatro anos pesquisando e expondo a corrupção da ciência “no sentimento humano mais comum, mais sistemático, mais cruel e mais patético”.

Tilar Mazzeo – O segredo de Chanel Nº5

O livro conta a trajetória da fragrância mais famosa do mundo, sinônimo de sensualidade e sofisticação, é contada com charme e uma prosa envolvente em “O segredo do Chanel nº 5”.

Conhecido entre os especialistas como le monstre, o Chanel nº 5 atravessou o século XX como um ícone de feminilidade e mantém até hoje lugar de destaque na seleta galeria de objetos de desejo da indústria do luxo.

Mazzeo – autora do bestseller A viúva Clicquot e expert em biografias que unem produtos glamurosos a fascinantes personalidades femininas – separa o que é lenda e o que é verdade na criação do perfume.

Afinal, conhecer a vida de Chanel é fundamental para entender o processo que fez o Rallet nº 1, aroma favorito das mulheres da dinastia Romanov, desaparecido junto com a Rússia imperial, renascer em terras francesas.

A combinação de um buquê natural e outro sintético, atuando em sutil equilíbrio, é parte do segredo do Chanel nº 5, e deu origem a uma família de fragrâncias completamente nova: a dos florais-aldeídos.

Da estratégia de apresentação, que incluiu um jantar comemorativo em um restaurante exclusivo em Cannes, com o ar ao redor de sua mesa furtivamente perfumado com a nova fragrância, ao licenciamento do produto, entregue aos seus sócios na Les Parfums Chanel, todas as ações envolvem manobras brilhantes de Mademoiselle Chanel, que soube transformar sua criação num verdadeiro símbolo da cultura francesa, identificado inclusive como ícone da resistência durante a Segunda Guerra Mundial, a despeito das ligações de Chanel com os alemães.

Renata Ashcar – Brasilessência

Renata Ashcar, se especializou, ainda mais, no seu assunto preferido para lançar, 15 anos depois, a segunda edição do livro Brasil Essência, a cultura do perfume.

O livro a história do perfume através da humanidade, desde o Egito, cerca de 3000aC, quando usavam a fumaça dos incensos, chamado de per fumum, para se perfumar, passando por todas as civilizações até os dias de hoje.

O Perfume no Brasil revela as raízes culturais relacionadas ao produto a partir dos índios, com os hábitos religiosos e a influência africana que transformaram o País em um dos líderes em consumo de perfumes no mundo.

três décadas Renata contribui continuamente para a construção do segmento de perfumaria no Brasil e tornou-se a mais renomada profissional brasileira neste campo.

Respeitada pela indústria nacional e internacional, Renata difunde a cultura e educa com diversos projetos voltados ao público leigo, profissional sendo hoje uma reconhecida autoridade no Brasil e no mundo.

Gostou da matéria? Então compartilhe com algum leitor =)

Fontes: https://www.rocco.com.br/livro/o-segredo-do-chanel-no-5/

https://brasilescola.uol.com.br/datas-comemorativas/dia-nacional-livro.htm