Outubro Rosa: entenda a importância dessa campanha

Outubro Rosa

A campanha Outubro Rosa foi criada com o intuito de alertar a sociedade sobre o diagnóstico do câncer de mama. O objetivo da campanha é realizar uma mobilização à disseminação de dados preventivos.

O que é o câncer de mama

O câncer de mama é um tumor maligno que ataca o tecido mamário e é um dos tipos mais comuns, segundo o Instituto Nacional do Câncer – INCA. Ele se desenvolve quando ocorre uma alteração de apenas alguns trechos das moléculas de DNA, causando uma multiplicação das células anormais que geram o cisto.

Origem do movimento

A campanha começou em 1990 com um evento chamado “Run for Cure” em Nova York para arrecadar fundos para pesquisas conduzidas pela Susan G. Komen Breast Cancer Foundation.

O evento foi realizado sem a participação de instituições públicas ou privadas. À medida que se desenvolveu, outubro foi estabelecido como o Mês da Conscientização Nacional nos Estados Unidos até se espalhar para outras partes do mundo.

A primeira ação no Brasil foi realizada em 2002, no Parque do Ibirapuera, em São Paulo. Do túmulo do obelisco às luzes rosa do Exército Constitucional.

Em 2008, essas medidas tornaram-se cada vez mais frequentes. Diversas organizações relacionadas ao câncer começaram a iluminar prédios e monumentos, transmitindo a mensagem: a prevenção é necessária.

Principais sintomas

O principal sintoma do câncer de mama é o nódulo no seio conhecido como caroço. Outros sinais são pele da mama avermelhada, inchaço e alterações do mamilo, pequenos nódulos nas axilas ou no pescoço e a secreção pelos mamilos. 

Atendimento médico

Durante o outubro rosa as mulheres podem realizar consultas sem custo, como parte do projeto Doctoralia pela saúde da Mulher, as consultas são marcadas através do site: https://saudemulher.doctoraliasolidaria.com.br e o agendamento é feito de acordo com a especialidade, cidades e horários variando com a disponibilidade dos profissionais de saúde.

Prevenção

Cerca de 30% dos casos de câncer de mama podem ser evitados segundo o INCA (Instituto Nacional de Câncer). Sabemos os fatores genéticos não podem ser alterados, porém, é possível mudar os fatores de risco pessoais. 

O recomendado é realizar atividades físicas regularmente, controlar o peso, evitar o uso prolongado de contraceptivos e também evitar o tabagismo após a menopausa. 

Previna-se por amor a você, ao seu corpo e a todos que te amam, prevenir é uma das melhores maneiras de lutar. A Matriz Group defende essa causa!

Fontes: https://www.roche.com.br/pt/por-dentro-da-roche/voce-sabe-o-que-e-outubro-rosa.html

https://filoo.com.br/2020/10/07/outubro-rosa/?gclid=Cj0KCQjwqKuKBhCxARIsACf4XuGeto6sS_MyVdefx_ZtyDWTi1-0RCShKHFQ-K852ppYQF2vwMI4LFAaAvq6EALw_wcBhttps://saude.abril.com.br/medicina/projeto-oferece-consultas-sem-custo-para-mulheres-durante-o-outubro-rosa/