Outubro Rosa

 Outubro rosa é uma campanha realizada para conscientização sobre a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de mama, durante o mês de outubro o governo realiza diversas ações para sensibilizar as mulheres sobre a importância de realizar o autoexame, mamografias e outros cuidados relacionados a saúde da mama.

Outubro Rosa – Conscientização sobre o autoexame da mama – Instituto AGF

Recomenda-se a realização do autoexame mamário mensalmente para poderem ser detectadas pequenas animalidades precocemente, apesar de não ser possível detectar todo câncer de mama apenas pela apalpação. Para mulheres a partir dos 40 anos, recomenda-se a realização de mamografias anuais e para mulheres com idade entre 50 e 69 anos que realize a mamografia pelo menos uma vez a cada dois anos.

Mamografia Digital: indicações e principais vantagens

Um grande destaque da campanha outubro rosa é o suporte emocional e informacional para as mulheres que estão enfrentando a doença. Para trazer cada vez mais conhecimento e conscientização as mulheres, estimula-se que as empresas forneçam palestras educativas, horários flexíveis para a realização de exames médicos e suporte emocional no ambiente de trabalho.

Câncer de Mama: especialista comenta a importância do apoio psicológico

A campanha realizada em outubro chamada popularmente como Outubro Rosa, se trata de um movimento internacional, foi criada no início da década de 1990 e a partir daí foi tomando maiores proporções, cada dia mais as pessoas buscam conscientizar a outras sobre a importância desse movimento/campanha.

A conscientização não deve se limitar apenas a um único mês, mas ser um ato que promova a conscientização durante todo o ano.