Aprenda a deixar seu ambiente aromatizado por muito mais tempo.

Dicas de como deixar sua casa cheirando bem o tempo todo e otimizar os métodos de aromatização, sejam em varetas, home sprays ou equipamentos eletrônicos.

Vá além do básico com essas dicas úteis.

O olfato é frequentemente chamado de sentido mais poderoso dos humanos, e os cheiros bons (e ruins) nos dizem muito sobre o mundo: o que devemos comer, até mesmo quem devemos beijar. Quando se trata de nossas casas, se um espaço cheira bem, isso é um ótimo sinal. Se o cheiro está ruim? Ficamos inquietos.

Cada casa tem um perfume único. E porque alguns lugares cheiram melhor do que outros?

Embora possa ser complicado manter os odores do dia-a-dia afastados, existem várias maneiras de desodorizar o ambiente.

De um modo geral, é bastante fácil deixar sua casa cheirando bem – especialmente se você seguir essas dicas testadas e comprovadas dos melhores designers de interiores.

Renove seus carpetes e tapetes

Ao contrário dos pisos de cerâmica e madeira, os carpetes macios absorvem o fedor como nenhum outro, especialmente depois de incontáveis ​​derramamentos de comida e bagunça com animais. Polvilhe bicarbonato de sódio por todo o carpete – não apenas nas áreas problemáticas, e deixe descansar por algumas horas antes de passar o aspirador. O mesmo método funciona para camas e colchões de animais de estimação.

Não é nenhuma surpresa que a combinação de odores de restos de comida e lixo crie um fedor desagradável e as às vezes é a própria lata de lixo que cheira. Enquanto faz uma limpeza profunda em sua cozinha, espalhe bicarbonato de sódio na lata de lixo e aplique o aromatizador em spray no fundo ou forro da lata. Termine usando um spray desinfetante, como Lysol, para matar as bactérias restantes.

Enfrente o mal …Lide com a umidade

Considere o uso de um desumidificador . Se necessário, você pode utilizar mais de um desumidificador, mas observe que eles podem usar muita energia: comece com um e veja como funciona.

Se você mora em um clima úmido, evite carpetes ou papeis de parede, que podem reter a umidade, especialmente em áreas como cozinha e banheiro. Também fique de olho em fontes de umidade, como esponjas e toalhas, substitua as esponjas de banho periodicamente, a cada 30 dias e certifique-se de que as toalhas limpas estejam totalmente secas antes de dobrá-las e guardá-las e pendure tapetes de banho sobre a haste box do chuveiro para ajudar a secar.

Fiquem atentos pois infelizmente, quanto mais tempo postergamos estes cuidados, menos provável que percebamos o mal cheiro. Isso é chamado de adaptação sensorial ou acomodação olfativa e é comum a todos os sentidos”, diz Leslie Stein, PhD, diretor de comunicações científicas do Monell Chemical Senses Center

Esta “cegueira nasal” é quando os cheiros regulares desaparecem no fundo e um cheiro desconhecido surge (como fumaça), notamos mais. Mas também pode significar que suas coisas cheiram e você nem sabe disso. Portanto, é importante ser proativo.

Abra a geladeira.

Jogue fora qualquer coisa que já passou do seu tempo. Alguns dos piores criminosos são os condimentos – que as pessoas tendem a pensar que duram para sempre, e sobras de alimento. “Normalmente são empurrados para trás e esquecidos”. Faça um inventário de sua geladeira pelo menos uma vez por mês para garantir que o conteúdo esteja fresco.

Em seguida, limpe bem o interior da geladeira. Se você tiver prateleiras e gavetas removíveis, retire-as e mergulhe-as em água quente com sabão. Limpe o interior da estrutura com uma mistura 1 para 1 de água quente e vinagre branco com uma pequena gota de detergente. Use um pano úmido para enxaguar. “Lembre-se de usar somente produtos de limpeza seguros para alimentos dentro de sua geladeira”.  Fique longe de água sanitária, pois é difícil diluir e enxaguar adequadamente.

Limpe as superfícies macias.

Tapetes, almofadas, estofados, roupas de cama e cortinas, caso algo seja derramado sobre, e mesmo depois de seco ou a sujeira removida, as bactérias causadoras de odores ainda podem ficar por ali. Faça uma limpeza a vapor em seus estofados e carpetes uma vez por ano e lembre-se de que há certos itens que é melhor deixar para um profissional para garantir que o trabalho seja feito da maneira certa.

A maneira mais fácil de evitar cheiros em um tapete é limpar rapidamente qualquer derramamento. E embora a lavagem do carpete seja útil, a maneira mais fácil de controlar o cheiro dos carpetes e tapetes é a boa e velha manutenção regular.

Abra a janela

É a maneira mais fácil de trazer frescor. Abrir uma janela deixa todo o seu espaço mais limpo e ajuda a melhorar o clima em sua casa. Se possível, abra as janelas em vários lados da sua casa para receber uma brisa cruzada. Mesmo que esteja congelando lá fora, abrir uma janela por um curto período de tempo pode fazer a diferença.

Encontre maneiras sutis de cheirar

Além dos difusores, existem outras maneiras de aromatizar sua casa sejam com as essências ou óleos essenciais. 

Considere um spray renovador de lençóis. Faça com uma Base Própria (Base para Renovador de Lençóis) e 30 ml de essência. Misture e agite bem antes de cada uso e borrife sobre roupas ou estofados, garantindo que as roupas sequem completamente antes de dobrá-las. Ou experimente os sachês com vermiculita e essência que também absorvem os odores ruins e acrescentam os bons. Coloque estes saches nas gavetas ou em qualquer lugar que precise de um bom cheiro agradável. 

Aromas fortes nem sempre são os melhores 

É um equívoco comum que, para que sua casa cheire “bem”, e que o cheiro deve envolvê-lo assim que passamos pela porta. Você está atrás de uma sensação geral de energia, relaxamento ou qualquer que seja sua intenção para o seu espaço. Considere suas visitas e seus convidados, pois alguns podem ter alergia ou sensibilidade a cheiros fortes, e você não deve deixá-los desconfortáveis ​​em sua casa.

Por esse motivo, é uma boa ideia ficar longe de cheiros excessivamente doces e enjoativos ao perfumar sua casa. Para os momentos em que você está compartilhando seu espaço, sugerimos evitar os aromas excessivamente doces e de preferência aos mais naturais, como notas amadeiradas, os florais e cítricos. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *