A Importância do Marketing Olfativo

Você sabia que através do aroma certo, você atrairá mais clientes? Vamos aprender como provocar essas sensações e deixar algumas dicas de como desenvolver uma identidade olfativa forte e marcante.

O que é o Marketing Olfativo?

O Marketing Olfativo é uma maneira de provocar sensações através do olfato, e tem como objetivo desenvolver fragrâncias personalizadas, de acordo com a proposta da marca, trazendo uma identidade exclusiva, de forma que o público associe a sua marca a um “cheiro”.

O termo marketing olfativo já existe há mais de 20 anos. A tendência chegou primeiramente pela publicidade subliminar e, desde então, estudam-se os estímulos que afetam positivamente o cérebro através desse método. Além disso, somam-se ao estudo as recentes pesquisas acadêmicas de caráter científico, estabelecendo-se uma distinção entre “a associação de cheiros às lojas e o projeto de um odor corporativo.”

A técnica do “marketing olfativo” é mais uma entre as várias técnicas do marketing emocional. Ela surge do convencimento de que os objetos têm cheiro e a partir dessa premissa, descobre-se que as pessoas, as casas, as cidades, e até mesmo os países, têm seu próprio cheiro. Quando perguntamos para alguns estrangeiros que cheiro tem o Brasil, muitos respondem caipirinha de limão.

Como desenvolver uma identidade olfativa?

Com o avanço das estratégias de Marketing no mercado em diversos sentidos, começaram a surgir empresas e consultores especializados nessa área de Identidade Olfativa, hoje você pode contratar empresas que fornecem esse tipo de serviço com facilidade e os preços são de certa forma, acessíveis!

Para quem está começando ou tem um pequeno negócio, também pode optar pelo comércio de essências, e escolher o aroma que melhor definem a sua marca. A fragrância não precisa ser necessariamente usada num aromatizador para trazer identidade olfativa, mas também em embalagens, lembrancinhas ou roupas, dependendo do segmento.

Onde posso aprender mais sobre perfumaria?

Nós recomendamos uma “sommelier de perfume” chamada Renata Aschar, que vende cursos excelentes focado nessa área, ela ensina a história da perfumaria, olfato, pirâmide olfativa, concentração de fragrância, matérias-primas, tendências etc.

De acordo com os dados da Mintel (uma das maiores empresas de pesquisa de mercado do mundo) 25% dos brasileiros, ou seja, mais de 50 milhões de pessoas, usam produtos para aromatização do ambiente como velas, difusores e home spray. Você já pensou em ingressar neste segmento e ter uma fonte de renda? No curso online de Renata Aschar (Perfumes de Ambiente), você aprenderá a fazer todos esses produtos e ainda se tornará um especialista em marketing olfativo.

Um estudo global da WGSN, aponta que o estilo de vida caseiro passará por mudanças e as fragrâncias cumprirão um importante papel nesse processo. Você já pensou em se tornar um especialista neste assunto? Podendo indicar qual a fragrância melhor para cada ambiente a fim de promover um ambiente aconchegante, relaxante ou energizante? O curso online Perfumes de Ambiente fará de você um especialista.

Você pode encontra-la através do link: https://www.sommelierdeperfumes.com.br/curso-online-de-perfumaria?ref=F55259145R&gclid=Cj0KCQjw18WKBhCUARIsAFiW7JwCPG-NZeckIA1pJRP597qox_babuMEfPGZYTjiO0gOW3tpXPV2C4IaAiuhEALw_wcB